Mastologista: o que faz e quando procurar o especialista

O mastologista é frequentemente procurado por mulheres. No entanto, esse profissional também atende homens, estando habilitado a cuidar de questões referentes às mamas em geral. 

Mastologista: o que é? 

O mastologista é o médico especializado na saúde das mamas. Ao longo de sua formação, ele realiza uma primeira residência médica em Cirurgia Geral ou Ginecologia e Obstetrícia e, em seguida, faz uma segunda residência em Mastologia.  

Esse profissional é responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento clínico ou cirúrgico de condições relativas às mamas que podem afetar tanto mulheres como homens. 

Quais doenças o mastologista trata? 

O mastologista trata doenças mamárias em todas as fases da vida, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

Algumas das condições mais frequentes na população são: 

  • Mastalgia (dor nas mamas); 
  • Cistos mamários; 
  • Nódulos mamários; 
  • Câncer de mama; 
  • Ginecomastia (aumento das glândulas mamárias em homens); 
  • Polimastia (aumento do número de mamas em mulheres); 
  • Mastite (inflamação das mamas). 

Quando procurar um mastologista? 

É importante procurar um mastologista caso o paciente note qualquer alteração nas mamas.  

Na ausência de sintomas, recomenda-se que as mulheres marquem uma primeira consulta com o mastologista por volta dos 25 anos. Assim, pode ser feita uma avaliação de risco para câncer de mama com base na história pessoal da paciente e nos seus antecedentes familiares. 

A partir dos 40 anos, o ideal é que todas as mulheres consultem anualmente o mastologista e realizem a mamografia também uma vez ao ano. 

Quais exames o mastologista pode solicitar? 

O principal exame solicitado pelo mastologista é a mamografia, que ajuda a detectar precocemente o câncer de mama. 

Além da mamografia, é comum que o médico peça exames como ultrassom, ressonância magnética e, a depender do caso, biópsias mamárias. 

Mastologista online: como é feita a consulta? 

Na consulta online, o mastologista faz as mesmas perguntas que costuma fazer presencialmente: o médico procura entender quais as queixas do paciente, quais medicamentos o indivíduo usa, se foi realizada alguma cirurgia recentemente e se há histórico de câncer de mama na família. 

Embora não seja possível fazer o exame físico (palpar as mamas e as axilas para avaliar alguma eventual alteração) por telemedicina, muitas vezes o mastologista consegue adiantar a solicitação de exames ou fornecer um aconselhamento ao paciente durante a consulta online.

 

Fonte: https://nav.dasa.com.br/blog/mastologista



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *