Principais direitos sociais da mulher com câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INCA) estima-se que em 2018 serão registrados cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama. Para estas mulheres além de lutar contra a doença e passar por todo tratamento médico é necessário também conhecimento para que possam exigir por seus direitos.

É responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) garantir e arcar financeiramente com o diagnóstico e tratamento da doença. Exame de mamografia, tratamento para infertilidade motivada pelo câncer, cirurgia de retirada da mama e cirurgia de reconstrução da mama são alguns dos benefícios assegurados pelo SUS a todas as mulheres.

Para as mulheres que contribuem com o (INSS) é possível ter acesso ao auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e também o auxílio ao acompanhante. Para ter direito aos benefícios a paciente precisa passar pela perícia feita por médicos do INSS. Mais informações e o requerimento do benefício podem ser conseguidos nos canais de atendimento do INSS: pela central 135, internet ou na própria agência.

Quanto aos meios de locomoção alguns municípios e estados concedem passe livre no transporte coletivo. A paciente também poderá solicitar a isenção de impostos como ICMS, IPI e IPVA na compra de veículos adaptados.

Previna-se. Procure Giovanna Gabriele – Médica Mastologista (11 3514 6000).



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *