Em quais casos a mastectomia pode ser indicada?
A indicação médica para a mastectomia pode acontecer nos seguintes casos:
- Alto risco de a mulher desenvolver câncer de mama, chamada de mastectomia redutora de risco;
- Para complementar o tratamento de quimioterapia para combater o câncer de mama, em caso de doença com grande volume tumoral;
- Para prevenir o câncer na outra mama, caso a mulher já tenha tido câncer de mama;
- Quando a mulher apresentar carcinoma in situ extenso, para evitar a progressão da doença;
- Nos casos em que há um desejo de retirar as mamas, como incongruência de gênero.
Mastectomia preventiva: quem pode fazer?
A modalidade mastectomia preventiva é realizada com o objetivo de diminuir as chances de desenvolvimento do câncer, indicada em casos de as mulheres apresentarem alto risco da doença, ou seja, as que têm histórico familiar e alterações genéticas importantes que podem causar o câncer.
Quais são os tipos de mastectomia?
Adenomastectomia ou adenectomia – é a remoção da mama com a preservação de toda a pele, inclusive da aréola e do mamilo.
Mastectomia total ou simples – remoção completa da mama, com pele, aréola e mamilo.
Mastectomia radical – é a retirada de toda a mama, além dos músculos debaixo dela e dos gânglios da região da axila (linfonodos).
Como é o pós-operatório da mastectomia?
O período de internação dura, em média, três dias. O pós-operatório pode provocar cansaço, dor no peito e no braço. Na grande maioria dos casos, quando há desejo da paciente, é realizada a reconstrução mamária imediata, com técnicas de oncoplastia.
Para aliviar a dor, são prescritos medicamentos e realizados exercícios de fisioterapia e drenagem linfática quando necessário. Em grande parte dos casos, a cirurgia não apresenta complicações e a recuperação completa acontece, em média, em dois meses. Nos casos de câncer de mama, o tratamento médico deve continuar, e podem ser indicadas radioterapia e quimioterapia complementares.
Além disso, são importantes o apoio da família e um acompanhamento psicológico para lidar com questões relacionadas com o tratamento de retirada das mamas. O fator psicológico é bastante relevante nesse período, pois muitas mulheres podem ter a autoestima abalada.
Fonte: https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/mastectomia
binance-ны алдым-ау бонусы
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
binance kaydi
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?