A mamotomia é um procedimento médico que envolve a remoção de um fragmento de tecido mamário para análise. É um procedimento ambulatorial, o que significa que pode ser realizado fora do hospital. Continue a leitura para entender como ele é feito e quando ele é recomendado.
O QUE É MAMOTOMIA?
A mamotomia é um procedimento considerado minimamente invasivo que utiliza uma agulha grossa para retirar fragmentos de tecido mamário para análise patológica. É um procedimento muito semelhante à uma biópsia tradicional.
MAMOTOMIA POR ESTEREOTAXIA
Para guiar o médico na hora de inserir a agulha, a mamotomia utiliza imagens geradas por ultrassom da mama ou pelo aparelho que realiza o exame de mamografia digital. Neste último caso, a mamotomia é feita por estereotaxia (nome da técnica que utiliza duas imagens mamográficas para criar uma imagem tridimensional da mama).
Por permitir uma visualização mais precisa, esse procedimento é geralmente utilizado para lesões que não são visualizadas no ultrassom (como calcificações, por exemplo) e é realizado por um médico radiologista.
COMO A MAMOTOMIA É FEITA?
A mamotomia é considerada um procedimento ambulatorial simples e não necessita de internação. A paciente é posicionada de barriga para baixo em uma maca e o aparelho de mamografia ou de ultrassom irá gerar as imagens para mostrar o local da lesão. O procedimento é feito sob anestesia local.
O médico então realiza uma pequena incisão (de até 0,5 cm) na pele e então a agulha de mamotomia é inserida e posicionada no local da lesão. A localização é conferida no monitor por meio dos eixos X, Y e Z. Uma vez posicionada corretamente, é acionado um vácuo para remover alguns fragmentos da lesão.
PREPARAÇÃO PARA MAMOTOMIA
Não há preparação específica para a mamotomia e não é necessário jejum.
COMO FICA A MAMA APÓS A REALIZAÇÃO DO EXAME?
Após a mamotomia, podem surgir hematomas e a região da mama pode ficar dolorida, mas esses sintomas devem regredir sozinhos em alguns dias.
Recomenda-se evitar cremes e banhos quentes, além de repouso, por até dois dias após o procedimento. Sutiãs com maior capacidade de sustentação e compressão (mas não muito apertados) também são recomendados nos dias após o procedimento para reduzir o desconforto durante a movimentação do corpo.
QUANDO A MAMOTOMIA É INDICADA?
A mamotomia é recomendada principalmente em lesões consideradas suspeitas de câncer de mama e que são visualizadas em mamografia como calcificações, distorções ou assimetrias; ou lesões pequenas (nódulos menores que 0,5 cm), visualizadas em ultrassom e que necessitam de amostragens maiores.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A MAMOTOMIA E A BIÓPSIA CONVENCIONAL?
Na biópsia tradicional, utiliza-se uma agulha acoplada a um tipo de pistola que emite vários disparos para retirar fragmentos (geralmente maiores) da mama. Normalmente, é utilizada em lesões maiores (acima de 0,5 cm) e realizada em hospital.
Já na mamotomia, a agulha é conectada a um vácuo e, por isso, não são necessárias várias punções para retira o material a ser analisado. Além disso, por ser mais simples, é um procedimento feito em ambiente ambulatorial.
QUAL MÉDICO PODE SOLICITAR A MAMOTOMIA?
Geralmente, o médico responsável por cuidar da saúde das mamas e que pode solicitar a mamotomia é o mastologista. No entanto, ginecologistas e radiologistas também podem solicitar esse tipo de análise.
Fonte: https://altadiagnosticos.com.br/saude/mamotomia